A Fundação Getúlio Vargas, por meio da sua Câmara de Mediação e Arbitragem, realizou a I Competição de Dispute Boards, entre os dias 23 e 25 de julho de 2025. O evento, pioneiro e de caráter acadêmico-prático no Brasil.

O propósito primário da competição foi promover o uso de dispute boards — comitês especializados para prevenção e solução de conflitos em contratos com execução continuada — como método eficiente, ágil e com segurança jurídica. Além disso, buscou-se fomentar o debate sobre o tema, formar profissionais aptos e propiciar troca de experiências entre estudantes e especialistas nas áreas envolvidas.

Como essa modalidade é uma das áreas de atuação da VAZ DE MELLO CONSUTORIA, decidimos inscrever a nossa diretora da área de Pleitos e Arbitragens na competição, que participou com muito entusiasmo como avaliadora em um dos painéis propostos pela organização do evento.

Relevância

Essa iniciativa representa uma oportunidade singular de aprendizado e especialização, especialmente para quem atua ou pretende atuar em contratos de grande porte ou de longa duração, tais como concessões, obras públicas e contratos privados complexos. A competição oferece vivência prática, estimula capacidades interdisciplinares e favorece a construção de networking profissional entre estudantes, advogados, engenheiros, arquitetos e especialistas em métodos alternativos de resolução de disputas.

Agradecimento

Nosso agradecimento especial à toda equipe da Câmara de Arbitragens da FGV pelo convite. Aproveitamos para saudar a Fundação Getúlio Vargas pela condução do evento e pela proposta inovadora e disruptiva de fazer da competição uma realidade no Brasil.